Você já deve ter ouvido em algum evento, meetup, video ou até conversando com seus amigos de profissão, mas você sabe qual é a diferença entre IaaS, SaaS e PaaS?

Estas buzzwords tem se tornado bastante populares graças à forte abrangência dos grandes portais de cloud, como Azure, AWS, Google Cloud entre outros.

IaaS, SaaS e PaaS são modelos de serviço oferecidos em cloud computing e possuem diferentes níveis de controle, flexibilidade e gerenciamento. Neste artigo abordaremos estes modelos na forma que são oferecidos pelo Windows Azure.

 

IaaS – Infrastucture as a Service / Infraestrutura como Serviço

Fonte: https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-iaas/

Neste modelo de serviço o seu provedor de cloud irá disponibilizar para o seu uso serviços voltados para infraestrutura como backup, redes, VMs, servidores são alguns exemplos desta modalidade. Algo que vale a pena ser mencionado é a flexibilidade oferecida neste serviço, em armazenamento, velocidade e configuração de servidores e serviços. Esta flexibilidade é vertical, por exemplo você pode alterar os configurações do seu servidor, mas não obter mais servidores ao menos que você utilize serviços próprios para isto.  No IaaS você será o responsável por cuidar de toda a configuração necessária para o uso, como instalação de servidores de aplicação, certificados, SOs, firewalls etc.

 

PaaS – Plataform as a Service / Plataforma como serviço

Fonte: https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-paas/

Neste modelo de serviço o portal irá disponibilizar a plataforma para desenvolvimento e gerenciamento do seus aplicativos na nuvem, sem que você precise se preocupar com a configuração de infraestrutura necessária para que esta plataforma esteja em funcionamento, configurações como SOs, servidores de aplicação e etc. Um servidor que hospeda seu site é um exemplo de um serviço PaaS. O Windows Azure, além de IaaS e SaaS, também se encaixa nesta categoria por oferecer ao usuário a plataforma necessária para desenvolver as suas próprias aplicações sem que ele precise se preocupar com a infraestrutura por traz disto.

Então quando você hospeda um site .NET em serviço de hospedagem, você contrata a plataforma de hospedagem, não importando neste momento as configurações adicionais de infraestrura que proverão esta plataforma.

 

SaaS – Software as a Service / Software como Serviço

Fonte: https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-saas/

Software como serviço caracteriza-se pela oferta de um produto completo hospedado e gerenciado pelo fornecedor. Normalmente neste modelo de serviço o usuário adquirir algum tipo de licença temporária de uso ou realiza algum cadastro. Entenda o software aqui como um produto pronto para o usuário final. O Office 365 é um exemplo de SaaS, assim como provedores de email, ERP entre outros.

 

A imagem abaixo descreve bem as responsabilidades envolvidas em cada um dos modelos de serviço:

Fonte: https://stack247.wordpress.com/2015/05/21/azure-on-premises-vs-iaas-vs-paas-vs-saas/

 

 

 

Referências:

https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-iaas/

https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-paas/

https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-saas/

https://aws.amazon.com/pt/types-of-cloud-computing/

 

 

#Ubuntu

Modificado pela ultima vez: 19 de dezembro de 2017

Comentários

Gabriel Sampaio 

Parabéns pelo blog, realmente é um assunto em alta no momento e ainda tem muitas empresas fora desta tendencia.

    Autor
    Robson Amorim 

    Gabriel, Tudo bem ?
    Muito obrigado e obrigado também pela leitura do aritgo!
    Sim, realmente bastante empresas estão fora, mas até para cortar custos, acredito que vão precisar adotar essa tendencia

    Abraço!

Escreva uma resposta ou comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.