Se você tem acompanhado a nova estratégia da Microsoft, tem percebido que a Microsoft está mais próxima de projetos open source e tem aberto suas ferramentas para utilização de outras tecnologias além das proprietárias da Microsoft. Neste contexto, a Microsoft lançou o Visual Studio App Center.

Este post será o primeiro de uma série de posts que irei detalhar melhor o funcionamento do App Center.

Eu participei de um podcast na Lambda3 sobre o Visual Studio App Center, se você gosta deste tipo de mídia, acessa lá para ouvir! Está disponível neste endereço. Valeu!

O que é o App Center ?

O App Center é um portal desenvolvido pela Microsoft voltado para o gerenciamento de todo o ciclo de vida de aplicativos mobile.

Ele dispõe de ferramentas desde automatização de build até analytics e push notifications., entre outras

O App Center não é de uso exclusivo por ferramentas Microsoft, ele suporta diversas linguagens, atualmente ja são suportadas:

  • Objective-C / Swift
  • React Native
  • Cordova – Preview
  • Xamarin
  • Java

Quais serviços o App Center oferece?

Veremos de forma detalhada cada serviço do app center em posts separados, como este post trata-se de uma introdução, vamos ver de forma geral como cada serviço do app center pode ajudar o dia a dia.

A integração do app center no seu app é na maioria das vezes descrita no menu da funcionalidade e requer que você adicione poucas linhas de código ao seu app.

Build

A automatização de build, além de garantir a integração continua do código fonte, oferece diversas configurações uteis e que facilitam a vida da pessoa desenvolvedora de aplicativos mobile como o incremento automático de versão, a possibilidade de escolher a versão do mono, assinatura do app.

Você pode integrar o seu código fonte alocado no VSTS, GitHub e Bitbucket.

build

Testes

O App center dispõe de um ambiente bem completo de automatização de  testes. Você pode criar automatização de testes com Appium, Espresso – Java, Calabash – Ruby e Xamarin.UITest – C#. Vale citar que o App Center oferece uma grande variedade de dispositivos reais para execução dos testes de UI com diversos sistemas operacionais. Sabemos que no mundo mobile a fragmentação costuma ser um problema, com este grande número de dispositivos reais e SOs podemos  criar bateria de testes específicos para estes aparelhos que costumam causa dores de cabeça.

testes

Distribuição

No próprio App Center você pode automatizar a distribuição do seu app para lojas e para grupos específicos de pessoas. Isto é muito util quando você tem um grupo de testadores que precisam validar o binário antes de que ele seja publicado na loja. Você pode criar um grupo de testadores, atribuir a sua definição de build e quando um nova build for executada e gerar o binário, as pessoas cadastradas neste grupo serão notificadas automaticamente.

Além disto você também pode publicar automaticamente nas lojas Google Play e Apple Store. Lembre-se que o bump de versão da definição de build irá te ajudar bastante neste momento.

distribuição

Diagnóstico

Crashs e erros são algo difícil de rastrear depois que você libera o binário para o usuário final. Com o SDK do app center, com poucas linhas de código, você pode solicitar que o seu app colete informações e log no portal do app center toda vez que o seu app fechar inesperadamente. Com isto, você não precisará mais perguntar ao usuário quais passos ele fez para reproduzir o erro, você terá um stacktrace completo do erro com eventos que você mesmo pode definir.

diagnosticos

Analytics

Já imaginou saber quais os aparelhos mais usam seu aplicativo? Qual local do mundo está utilizando seu app? Já precisou atualizar a versão do app para alguma correção importante ou para liberar uma feature importante e não teve feedback se seus usuários atualizaram o app? O App Center dispõe de uma ferramenta para isto. O Analytics irá te informar todo o descrito acima, além de te possibilitar a criação de eventos personalizados para acompanhamento do seu usuário.

analytics

Push

Você pode gerenciar todo o fluxo de push notifications do seu app  no App Center e mais! O App center permite que você crie campanhas personalizadas de acordo com o comportamento do usuário dentro do seu app ao invés de disparar push notifications de forma geral para usuário que talvez não faça sentido receber a notificação.

push

Conclusão

O App Center é um novo portal para gerenciamento completo e centralizado do dia a dia do seu app. Ele dispõe de muitas ferramentas úteis que normalmente estão separadas. O App Center não suporta apenas tecnologias Microsoft, mas diversos outros frameworks. Vale a pena usar e checar as funcionalidades para o seu app. O custo de implementação é baixo e o ganho é realmente alto.

Modificado pela ultima vez: 9 de maio de 2018

Comentários

Escreva uma resposta ou comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.