Já falei anteriormente aqui sobre qual a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS. Neste post vou falar um pouco sobre BaaS, Backend as a Service.

Backend as a Service, ou apenas BaaS, caracteriza-se por um pacote de soluções hosteadas na nuvem, com um propósito final que dispõe APIs ou SDKs para estes serviços  serem utilizados por outras aplicações.

Imagine que você é um desenvolvedor com pouco orçamento e pouco tempo para desenvolver sua solução. Seria ótimo que algumas partes da sua aplicação como por exemplo autenticação e storage fossem simples de integrar como chamar uma API sem que você precise se preocupar com a implementação, infraestrutura e todo o gerenciamento e complexidade que cada uma destas etapas possui.

O Backend as a Service é um middleware para a sua aplicação. Ele fornece APIs para suas aplicações, web e mobile, prontas para serem integradas online.

Algumas das vantagens de se utilizar backend as a service para sua aplicação:

  • Abstrair do seu desenvolvimento tarefas repetitivas e focar seu esforço no que entrega mais valor para seu software.
  • Possuir uma escalabilidade maior da sua infraestrura e de serviços como storage por exemplo, sem perder performance ou afetar a disponibilidade da aplicação
  • Reduzir os custos de operação da seu software

Com a utilização de um portal de BaaS, você pode abstarair algumas tarefas repetitivas entre suas aplicações, sejam elas mobile ou web, como login e storage de arquivos. Você não precisará se preocupar com a infraestruta envolvida nisto e nem com a implementação da regra de autenticação, você terceirizará este trabalho para o BaaS.

Além disto, o BaaS pode reduzir custos da operação do seu software, pois você pode escolher planos que possuem caracteristicas de escalabilidade elástica e pagar apenas pelo que será consumido pelo software. Você não precisará manter uma infraestrura interna de alto desempenho e alto custo usando apenas 10% de todo o poder de processamento na maior parte do tempo.

Um bom exemplo de um portal BaaS que oferece uma quantidade interessante de recursos é o Firebase, que é um portal desenvolvido e mantido pela Google. Ele oferece autenticação com redes sociais, real time database, storage, hospedagem elástica, entre outros disponíveis para serem integrados ao seu app via API ou SDK. Além do Firebase, podemos citar também a empresa Back4App, criada no Brasil e Open Source, oferece serviços como Autenticação, Push notification, emails, webhooks entre outros além de suportar aplicações web, mobile e IoT.

Até mesmo no start-up da sua aplicação o BaaS pode te ajudar. Você pode utilizar contas gratuitas oferecidas pelos portais durante o desenvolvimento do  software e quando for publicar seu software, for promovê-lo para produção, você pode optar por planos elásticos ou que melhor se adequem a sua necessidade, tudo isto com cliques, sem se preocupar com a boa e velha sala do CPD.

Mas claro, vale ressaltar que se você precisa de um alto gerenciamento e implementar regras complexas no seu software no que diz respeito aos serviços oferecidos por um BaaS, talvez ele não será a melhor opção para seu negócio por não permitir muita personalização.

Você pode ver um exemplo da utilização do serviço de real time database do Firebase neste post

 

 

#Ubuntu

 

Referencias

https://www.infoq.com/br/news/2016/07/backend-pros-e-contras

https://martinfowler.com/articles/serverless.html

 

 

Modificado pela ultima vez: 19 de dezembro de 2017

Comentários

Escreva uma resposta ou comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.